segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tchau sono!

Você sabia que o computador tira o nosso sono? Não sabia? Então neste post vou lhe mostrar!

A noite está cada vez mais longa para a grande maioria dos jovens. E o sono cada vez mais curto. Eles dormem pouco e mal. É o que comprova um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) feito com pessoas entre 17 e 25 anos de idade. Para a surpresa dos pesquisadores, o maior vilão do sono está dentro de casa. A pesquisa, feita com 700 jovens, mostrou que 60% deles admitem não dormir direito.
 "O computador tem uma luz muito forte. Essa luz, muito próxima da pessoa, vai mandando uma mensagem para o cérebro e retardando o hormônio do sono, que é a melatonina. Por isso, as pessoas que ficam no computador das 19h30 à 0h acabam atrasando o sono, sentindo menos sono", explica a pesquisadora Gema Mesquita, da Unicamp.
 
Alguns dos entrevistados, relatam:
"Eu acho que qualquer pessoa sabe que quando ela está contato com a tela do computador o sono não vem, em hipótese alguma", conta o universitário Marcelo Duarte. 
"Já fiquei até às 2h, 3h", diz o estudante Guilherme Duarte. 

“No dia seguinte, principalmente nas primeiras horas do dia, eu fico mais sonolento e quando estou trabalhando ou estudando, sinto que minha produção é muito menor. Fico pensando em que horas vou poder voltar para a cama para dormir”, relata Guilherme.
Já a pesquisadora: 
"O tempo ideal de sono para o jovem é de sete horas e meia a oito horas e meia. Estamos observando que os jovens estão diminuindo o sono entre uma e duas horas por noite. Então, vamos pensar nesse débito de sono ao longo da vida do jovem", explica a pesquisadora. 
"O sono reparador é o sono da noite. O sono do dia não descansa tanto quanto o sono da noite", revela Gema Mesquita. 

E agora? Bom, acho que depois de ter lido isso vamos sair mais cedo do computador, e ir ler quem sabe? Mas não queremos mais ir dormir mal, não é? Então vamos aproveitar o computador à tarde, de manhã e um pouquinho da noite, quem sabe até as 23hs?

Bom, espero que tenham gostado, tentei 
mostrar alguma dica! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário